Estratégia de produto: 4 erros que você pode estar cometendo
Os erros comuns de estratégia de produto e como evitá-los
Produtos digitais falham por diversos motivos. Funcionalidades não utilizadas porque não resolvem uma necessidade real, público-alvo errado, falta de estudo de mercado etc. Mas, muitas vezes, o problema pode ser atribuído a erros cometidos durante a estratégia de produto – antes mesmo do início do desenvolvimento.
Um plano sólido e bem pensado, apoiado por uma equipe eficaz, é o fator decisivo para o sucesso da entrega.
Neste artigo vamos abordar quatro erros de planejamento e como corrigi-los. Quer saber mais? É só continuar lendo!
O que é estratégia de produto?
Pode-se definir como um plano de alto nível que orienta e guia como uma empresa cria, posiciona e desenvolve um produto de forma eficaz no mercado.
Uma boa estratégia explica:
- Para quem é a solução e por que as pessoas gostariam de usá-la e comprá-la;
- Do que se trata a entrega e como se destaca;
- Quais são os objetivos de negócios do produto.
Em outras palavras, um caminho eficaz captura o mercado, as necessidades, os principais recursos ou diferenciais e as metas do seu negócio.
Sem um plano estratégico, é difícil para as empresas entenderem qual valor o produto criará e se ele deve ser construído.
É a estratégia do produto que ajuda as empresas a tomar decisões de investimento e a gerenciar com eficácia seus portfólios de soluções.
4 erros de estratégia e como corrigi-los
Não deixe que falhas comuns atrapalhem seu próximo grande lançamento. Confira como:
Erro número 1: Não entender a dor do público
Definir o plano sem analisar a dor e os comportamentos do público-alvo não irá te levar muito longe.
Isso acontece porque o consumidor está cada vez mais exigente e sem medo de experimentar. Se sua solução não o agradar, ele irá rapidamente para o concorrente.
Por isso, na hora de definir os caminhos da sua entrega , abasteça-se de dados consistentes a respeito das necessidades das suas personas.
Erro número 2: Não se preparar para a incerteza
Na hora de planejar o seu produto digital, é essencial se capacitar mentalmente e tecnicamente para lidar com mudanças e cenários de incerteza.
Segundo o Product Report 2022, da consultoria norte-americana Amplitude, 63% dos profissionais não se sentem totalmente capazes de mudar as táticas ao perceber que a primeira estratégia definida não está funcionando.
Por isso, ao treinar os profissionais, inclua métricas específicas de percepção de resultados e implemente uma cultura voltada para analisá-las frequentemente. Isso pode aumentar a capacitação dos profissionais de produto em relação a momentos de incerteza e mudança na estratégia.
Erro número 3: Não entender a concorrência
Algumas empresas desejam criar uma solução digital simplesmente porque a concorrência possui uma. Entretanto, algumas desconhecem o que, de fato, elas estão fazendo.
Este é outro erro que é possível de evitar. Para isso, é fundamental ter uma compreensão do lugar do seu negócio em seu nicho.
Isso é feito identificando quem são seus principais concorrentes e considerando sua diferenciação. Faça a si mesmo estas perguntas:
- O que te torna diferente?
- Quais problemas do cliente você resolve?
- Como seu produto ajuda a atingir as metas de sua empresa?
Erro número 4: Trava em alguma etapa
Muitos projetos demoram para começar, e o atraso pode significar que uma ideia viável nunca se torne realizável.
De acordo com uma pesquisa do Gartner de 2019, apenas 55% de todos os lançamentos de produtos ocorrem dentro do cronograma. Dos 45% lançamentos que atrasam, 20%, em média, não atingem suas metas internas.
Entretanto, não estamos dizendo que você deve começar o desenvolvimento imediatamente.
Na realidade, pular etapas, antes que o produto tenha sido devidamente definido, é outra armadilha comum de uma estratégia.
Uma solução digital pode não ser lançada no prazo programado devido a vários fatores, incluindo falta de uma estratégia de go-to-market; atrasos no desenvolvimento (bugs, erros, desvio de recursos); falha em atender aos requisitos do cliente; qualidade ou mesmo problemas de compliance e segurança.
Mas o que ocorre é que pessoas tentam executar as etapas sem usar uma abordagem iterativa e ágil.
A prototipagem rápida, o lançamento de um MVP e a construção e iteração de seus aprendizados são uma maneira eficaz de garantir que sua entrega não demore para chegar na mão dos seus usuários.
Como evitar erros estratégicos
É essencial realizar todos os passos necessários para um lançamento da solução no mercado.
- Um estudo da Deloitte descobriu que as empresas que usam metodologias ágeis de desenvolvimento de produtos podem reduzir o time-to-market em até 40%.Diante disso, se o seu negócio sofre com esses e outros problemas na construção de produtos, você pode contar com o auxílio da Iteris, consultoria de tecnologia com mais de 13 anos de experiência.
Com a nossa frente de Product Manegment, temos o compromisso de acelerar o processo de idea-to-market dentro de um modelo enxuto, trazendo soluções que gerem valor para nossos clientes e que resolvam os problemas certos dos usuários.
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