Case Globo e Iteris: Entenda como implementamos o Globo Ads e o Globo SIM
O Grupo Globo é o maior conglomerado de mídia e comunicação do país e tem como meta se tornar 100% media tech em até três anos. Para isso, o Grupo Globo conta com o auxílio da equipe especializada da Iteris. Parte dessa transformação digital foi o lançamento de duas plataformas para anunciantes: Globo Ads e Globo SIM.
As duas plataformas Globo Ads – para grandes e médios anunciantes – e Globo SIM – para anúncios de empresas de pequeno porte – romperam com as práticas publicitárias de mercado na América Latina, estimulando a inovação em seu segmento.
Com a nossa parceria, o Grupo Globo pode desenvolver e implementar novas ferramentas nas duas plataformas. Essas atualizações permitiram que os clientes do Grupo tivessem uma melhor experiência com os anúncios.
O desafio do projeto Globo Ads e o Globo SIM
Inicialmente, o modelo de envio de publicidade para TV aberta era baseado em envio de arquivos. Para automatizar esse processo, foi desenvolvida plataformas de marketplace segmentada em dois públicos.
A ideia é que anunciantes possam ter melhores experiências de compra de espaço publicitário, podendo acompanhar o desempenho de sua campanha, como nível de impacto, sexo, idade classe social, ibope e mídias sociais, fornecendo também um pós-venda mais forte para agências.
O Squad Iteris que desenvolveu o Globo Ads se apoiou na inteligência de dados em nuvem para garantir ao anunciante a melhor jornada de compra. Outro projeto que a Iteris está apoiando é no desenvolvimento do Globo SIM, um modelo inovador para a organização.
Isso porque, ele oferece anúncios short tails, com o objetivo de facilitar a venda de espaços comerciais para o pequeno anunciante, que não precisa depender de agência, tão pouco de experiência em como fazer propaganda.
Pelo site, é possível escolher o valor e simular o anúncio. Esse modelo reduz custos e oferece mais autonomia aos pequenos anunciantes, revolucionando a maneira que a Globo dialoga com esse público.
A Iteris tem uma importante posição no time de desenvolvimento da organização, tendo como objetivo unificar os dados e as informações que serão consumidas, inclusive quais são os tipos de interações que o público pode ter com o ecossistema.
Já estão no ar o Globo Ads e a versão beta do Globo SIM, plataformas com diferentes objetivos para os anunciantes que trazem mais inovação, dinamismo, flexibilidade e agilidade para a proposta da Globo.
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Os resultados
O Globo Ads e a versão beta do Globo SIM têm agradado os anunciantes pelo fato de poder acompanhar todas as etapas da campanha. Nessa fase de testes, já foi observado um aumento na quantidade de conversão.
“A Globo tem a visão de colocar o cliente no centro e poder mostrar que se preocupa com a experiência dele por meio de resultados é fantástico! Grande parte do nosso faturamento passa por essas plataformas. O Globo SIM é a nossa nova aposta para ganhar abrangência”, destaca Eduardo Amaral, AdTech Senior Manager na Globo.
A automatização das plataformas também contribuiu bastante para a redução de custos. “Reconhecemos na Iteris atributos que estão acima dos padrões das consultorias de TI do mercado, aqui no Brasil e no exterior, tais como perfil consultivo, disponibilidade todos os dias da semana, em qualquer horário, desburocratização e agilidade nos processos, organização do trabalho e, sobretudo, assertividade na identificação e resolução de problemas, além de uma relação custo-benefício justa com as melhores práticas de mercado”, ressalta o executivo.
A parceria Grupo Globo e Iteris gerou ótimos resultados e segue para o caminho do que sabe fazer melhor: mudanças significativas para a transformação digital no maior Grupo de Comunicação do Brasil.
Confira o depoimento AdTech Senior Manager da Globo Eduardo Amaral:
Parceria Grupo Globo e Iteris
A parceria da Iteris com a Globo começou em 2017, com projetos ágeis pontuais e vem crescendo exponencialmente devido à credibilidade e qualidade dos serviços prestados.
A equipe técnica da Iteris atua no modelo de staff augmentation, formando um time de especialistas em diversas áreas, composta por desenvolvedores em front-end e em java, em cultura ágil, arquitetura e automação de processos, para atender aos objetivos do negócio assertivamente.
Essa abordagem da Iteris otimiza e aproveita os recursos existentes na organização, trazendo mais agilidade ao projeto que demanda complexidade pela necessidade de centralizar diferentes tecnologias.
“Temos uma relação muito forte e mútua de confiança. A Iteris caminhou 100% conosco. Seu comprometimento e transparência nos diálogos foram fundamentais em todas as etapas. Ainda temos muito que evoluir em outras plataformas. A Iteris está super bem posicionada com a gente nesse processo, além de ter um excelente custo-benefício”, completa o executivo.
Para saber mais detalhes deste case de sucesso, confira aqui: Iteris&Globo.
Soluções Iteris
Além de atuar com a arquitetura de soluções e desenvolvimento do projeto acima, a Iteris também utiliza os serviços e Advanced Analytics, uma metodologia para análise inteligente de dados e descoberta de insights a partir de dados brutos.
Advanced Analytics é o próximo passo que as empresas podem dar quanto ao seu processo de geração de valor a partir dos dados. É o processo de análise de dados elevado ao seu próximo estágio.
Para alcançar esses resultados usamos técnicas de modelagem estatística baseadas em Inteligência Artificial (IA), isto é, a capacidade de uma máquina tomar decisões autônomas baseadas em resultados dos modelos estatísticos; e Machine Learning (ML), a capacidade de retroalimentação de uma máquina para que ela possa continuar aprendendo com base nos padrões contidos nos dados.
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